Como utilizar o humor para comunicar com sucesso

humor_-_los_tiempos_web-03

Quem nunca se intimidou ao falar em público? Na verdade são muito poucas as pessoas que não têm medo de falar para uma plateia, e mesmo muitas delas tiveram que lidar com o seu medo, aprendendo técnicas que lhe permitam comunicar melhor com o público.

Ao falarmos para uma plateia estamos a iniciar um processo de comunicação que terá uma determinada duração, que normalmente não deverá ultrapassa os 20 minutos, e por isso interessa-nos criar uma ligação com o nosso público o mais rapidamente possível.

Existem algumas técnicas que permitem criar empatia entre o público e o comunicador, ajudando a captar a atenção das pessoas mais facilmente e melhorando a eficiência da comunicação. Muitas dessas técnicas usam o humor para o conseguir.

Nas apresentações que utilizam uma boa dose de humor, a conexão com a plateia é mágica e faz com que seus espectadores participem da sua palestra, apresentação ou formação, e se envolvam com o tema.

Não só em apresentações, também no dia-a-dia do trabalho, o humor é uma arma poderosíssima!

O uso do humor é pois a forma mais rápida de criar empatia com as pessoas e faz com que a adesão do público ao tema seja quase instantânea. Ao fazermos rir a nossa plateia criamos uma ligação poderosíssima com os outros, convidando-os a integrar o nosso mundo.

Vejamos alguns conselhos e técnicas que nos ajudam a melhorar a nossa comunicação com a ajuda do humor:

1. Veja vídeos com oradores conhecidos e que usem o humor nas suas palestras. Esteja atento à forma como as começam e como a estruturaram. Tire notas.

2. Conte uma história sua. Certamente tem histórias engraçadas na sua vida que até podem fazer paralelismo com o que quer comunicar. Faça com que as pessoas visualizem a sua história e se identifiquem com a situação.

3. Não faça humor de improviso, a não ser que seja muito bom. Elabora um guião com situações ou frases engraçadas. Treine depois antes em frente ao espelho ou gravando no telemóvel.

4. Utilize uma imagem ou foto engraçada no decorrer da sua apresentação. Se possivel no início para descontrair a audiência.

5. Crie uma atividade ou jogo, “puxando” pelas pessoas do público, chamando-as para a plateia e colocando-as numa situação engraçada. As pessoas aprendem brincando e se divertindo, absorvendo com muito mais intensidade o conteúdo

6. Não use humor em excesso. Use-o em situações de transição de tema, se possível ligando-o com o mesmo. O humor faz depois com que as pessoas imaginem a situação e isso fixa conteúdo como uma super-cola.

Artigo de Miguel Cordeiro, presente em empreendedor.com

No próximo dia 24 de Novembro vamos Rir-nos muito, e aprender que… “Vender Casas é mais Engraçado do que Parece!” Clique aqui para saber mais:

3