6 Dicas de Decoração que Valorizam o seu Imóvel

Seating area in Scandinavian white with bamboo side tables, brass-coloured pendant lamps and various scatter cushions on sofa

Renove a sua casa!

Com imaginação e pouco investimento, já é possível dar uma nova vida à sua casa, aumentando consideravelmente o seu valor de mercado. Na verdade, é a primeira impressão que mais tarde vai fazer toda a diferença, e uma boa decoração, além de o fazer sentir confortável em sua própria casa, valoriza o seu imóvel.

Para começar, é importante que as paredes, o chão e o mobiliário estejam em bom estado. Ninguém gosta de paredes com tinta a sair ou mesas de jantar com riscos. No entanto, há todo um conjunto de pequenos detalhes e alterações que pode levar a cabo para aumentar o conforto e o valor da sua casa. Fiquei aqui com algumas dicas:

Foque-se nas divisões mais movimentadas

Se não tiver nem o tempo nem o orçamento para apostar na remodelação de todas as divisões do seu imóvel, selecione aquelas por onde passam mais gente, nomeadamente a sala de estar, de jantar e cozinha. É nestes sítios que passa mais tempo em família e vai querer tirar o máximo partido destes espaços.

Renove as paredes

Dar à sua casa uma nova pintura é a forma mais barata e eficaz de lhe conferir um visual mais moderno. Opte pelos brilhantes se quiser arrojar, por outro lado, se preferir ambientes claros, qualquer tom neutro vai criar uma atmosfera agradável. Para complementar uma nova pintura, adicione acessórios muito simples às paredes de sua casa, nomeadamente molduras e espelhos.

Mantenha-se fiel à paleta cromática

Seguir uma única paleta cromática por divisão não vai, de todo, transformar a sua casa num espaço aborrecido. Em contrapartida, vai uniformizá-la. Ao decorar a sua casa com apenas uma paleta cromática por divisão, vai poder arriscar nos pequenos detalhes, dando a sensação de coesão e bom gosto.

Invista na iluminação

Para além da principal função, a iluminação pode ser um elemento importante de decoração em qualquer divisão. Uma iluminação natural é, obviamente, a solução ideal, no entanto nem sempre é possível e torna-se essencial usar iluminação elétrica. Abuse dos candelabros e dos candeeiros, sempre com o seu toque muito pessoal presente nos padrões e nas cores.

Escolha um tapete do tamanho certo

Principalmente numa sala de estar, torna-se essencial ter um tapete do tamanho correto. É recomendável que tenha em consideração não só o tamanho do espaço, mas também as peças que estarão na divisão. As pernas da frente do sofá, por exemplo, devem estar em cima do tapete. Mas não só, é importante que o tapete seja um elo de ligação entre todos os elementos.

Aposte no faça você mesmo

E porque nem tudo tem que custar fortunas, se quiser investir algum do seu tempo, há imensas coisas que pode fazer para decorar a sua casa sem gastar muito dinheiro:

  • Pinte os seus próprios quadros: desta forma, só vai ter que gastar dinheiro nas telas e tintas, e ainda tem a grande vantagem de poder usar exatamente a paleta cromática que deseja. Além de um excelente passatempo para aliviar o stress, a sua carteira agradece.
  • Pode ainda dar uma nova vida àquela cadeira velha e instável que tanto gosta. Utilize-a como mesa de apoio para uma sala, decorando-a com uma pilha de livros, um despertador, velas, uns candeeiros ou o que preferir. As opções são não se esgotam, dê asas à sua criatividade e ao bom gosto.

Existe um número infindável de pequenas alterações, a nível decorativo, que pode fazer para valorizar o seu imóvel. E isso não tem que representar, necessariamente, uma fatura elevada ou um rombo no orçamento familiar, basta que siga algumas dicas e verá aumentar o conforto e o valor da sua casa.

RE/MAX Vitória